Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Cardeal Filoni despede-se de Propaganda Fide.
15/01/2020 11:46 em Novidades

"Atualmente, em todo o mundo, há necessidade de uma renovada proclamação do Evangelho, não somente nos tradicionais 'territórios missionários', mas também nos continentes de antiga evangelização. Da missão ad gentes, hoje é o tempo da missão inter gentes. Todo batizado é um missionário. E se no passado o anúncio do Evangelho era uma atribuição somente de sacerdotes e religiosos, hoje notamos uma participação extraordinária dos leigos, quer individualmente, quer como membros de movimentos e grupos eclesiais: entre eles - novidade despertada pelo Espírito Santo – há também casais de cônjuges e famílias com filhos que participam fervorosamente da obra de evangelização: este é um grande motivo de esperança”.

Foi o que afirmou à Agência Fides o cardeal Fernando Filoni, que neste 15 de janeiro conclui seu mandato à frente do Dicastério de "Propaganda Fide", do qual permanece como "Prefeito Emérito", para iniciar seu serviço como Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.

O cardeal, em sua despedida, quis recordar "a grande responsabilidade da Congregação em relação a mais de 1.200 circunscrições eclesiásticas na África, Ásia, Oceania, América", explicando que, precisamente para "entrar em contato com as jovens Igrejas", em quase nove anos à frente do Dicastério missionário, realizou cerca de 50 viagens, ocasião propícia para encontrar e escutar as Igrejas locais, a fim de "mostrar a elas a atividade da Congregação e, ao mesmo tempo, entender suas exigências". Essa escuta foi funcional na obra principal de "Propaganda Fide", a de nomear bispos e vigários apostólicos nas dioceses dos territórios sob sua jurisdição, para "intuir que tipo de pastor cada comunidade espera".

Retirado de: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-01/cardeal-fernando-filoni-despedida-propaganda-fide.html

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!