Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Uma Jornada de Criatividade: O Making-of de um Filme Artesanal
31/03/2024 08:47 em Novidades

No universo da sétima arte, cada obra conta não apenas uma história, mas também os bastidores de sua criação. No Megafone, uma edição extraordinária, onde adentramos nos segredos e esforços por trás de uma obra cinematográfica singular. Abrimos as cortinas para Paula Seixas, uma entusiasta do cinema e estudiosa do mundo da animação, que nos leva pelos corredores de sua jornada criativa.

Paula Seixas é uma cineasta que não teme os desafios. Com um olhar apaixonado pela arte da animação, Paula mergulha em suas produções com dedicação e criatividade sem limites. Ela estudou cinema, mas foi na animação que encontrou seu verdadeiro chamado. "Eu comecei esse filme no final de 2019, bem na época em que começou a pandemia", ela compartilha.

Em um mundo onde as restrições da pandemia limitavam as produções cinematográficas tradicionais, Paula abraçou a animação como sua aliada. Seu mais recente trabalho, uma animação sobre o espírito da Páscoa, mergulha fundo nas tradições e no simbolismo dessa celebração.

Ao conversar sobre seu processo criativo, Paula revela detalhes fascinantes sobre a concepção de seu filme. Cada cena foi meticulosamente desenhada à mão, criando um ambiente artesanal que ressoa em cada fotograma. "Não é a animação que as crianças estão acostumadas a ver, que tudo mexe, tudo acontece. Não, tem muita cena. Ele é quase que um livro contado", ela explica.

Mas a jornada de Paula vai além da criação visual. Ela mergulhou na produção sonora de seu filme, criando cada som, cada efeito, com um cuidado meticuloso. "Eu tinha controle total sobre os sons do filme. Cada efeito, cada ruído, foi criado por mim e por pessoas próximas", ela compartilha, destacando o esforço artesanal que permeou cada aspecto de sua obra.

A produção multilíngue de seu filme também é um reflexo do alcance global de sua visão. Com versões em diversos idiomas, cada dublagem trouxe uma nova camada de autenticidade às personagens, com atores de diferentes nacionalidades emprestando suas vozes para dar vida à narrativa de Paula.

Mas a verdadeira magia do filme de Paula reside na sua capacidade de transportar o espectador para um mundo de maravilhas e imaginação. Com uma mistura habilidosa de imagens e animação, ela cria uma experiência que vai além da tela, convidando o público a mergulhar em um universo rico em detalhes e emoção.

Na entrevista, Paula deixa uma lição valiosa: no mundo do cinema, não existem limites para a criatividade. Com paixão, dedicação e um toque de artesanato, cada um de nós pode contar uma história digna de ser compartilhada com o mundo. Então, mergulhe fundo em sua imaginação e deixe-se levar pela jornada mágica do cinema artesanal.

Que a magia do cinema continue a nos inspirar e encantar.

 

Autor do post: Rodrigo Mazutti

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!