Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Locutor
Rádio Câmara
A Rádio Câmara FM iniciou suas transmissões em Brasília em 20 de janeiro de 1999 para dar transparência aos trabalhos da Câmara dos Deputados. A emissora foi criada pela Resolução número 22 de 1997. Desde então, a emissora oferece aos ouvintes a transmissão ao vivo das votações em Plenário, a cobertura jornalística das atividades parlamentares, programas voltados à formação de cidadania, campanhas de utilidade pública, radionovelas, além de uma programação cultural e musical comprometida com a diversidade do país.

Todo material jornalístico produzido está disponível na internet e é baixado e reproduzido por mais de 2 mil emissoras parceiras em todo o país. Entre os produtos mais acessados, estão as campanhas realizadas em parceria com órgãos como Anvisa, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, Cfemea e Polícia Federal. As mais recentes abordam temas como pedofilia, tráfico de pessoas e bullying.

Iniciativas direcionadas à proteção da criança, como a campanha ?Pequenos Cuidados Evitam Grandes Acidentes? - uma parceria com a ONG Criança Segura, garantiram à emissora a certificação pelo Unicef ? Fundo das Nações Unidas para a Infância - como Rádio Amiga da Criança. E o programa Fator de Risco, do jornalista Humberto Martins, recebeu em 2010 o V Prêmio Orgulho Autista, pela edição que aborda o preconceito, as dificuldades de relacionamento, as diferenças de comportamento e, sobretudo, o drama de obter um diagnóstico correto do autismo. A Rádio Câmara também participa do programa de acessibilidade da Câmara dos Deputados produzindo audiolivros e a leitura da Constituição, de algumas leis básicas e convenções internacionais disponíveis na página da instituição ou no Centro de Documentação e Informação (CEDI).

Programas voltados ao esclarecimento da população em relação aos seus direitos também foram reconhecidos e premiados. Em 2005 e 2006, as edições do 15 Minutos de Cidadania sobre Justiça Gratuita e Defensoria Pública arrebataram o Prêmio AMB de Jornalismo. O mesmo prêmio foi concedido à Rádio Câmara em 2009, com a série de reportagens de Alexandre Pôrto sobre os 30 anos da Lei de Anistia. Ainda no ano de 2009, reportagem especial sobre ciclismo rendeu ao repórter José Carlos Oliveira o Prêmio Abraciclo, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Similares.

A Rádio Câmara também participa do esforço de integração entre os países de língua portuguesa. Neste sentido, produziu em parceria com o Instituto Camões e com a Embaixada de Cabo Verde uma série de 66 spots com esclarecimentos sobre as doenças mais incidentes naquele país. O material foi reproduzido por emissoras locais em fevereiro de 2009. No mesmo ano, parceria firmada com a Rádio CBS de Portugal resultou no programa Conexão Brasil, veiculado na emissora portuguesa, divulgando a cultura brasileira.

O próximo projeto da Rádio Câmara é a ampliação do sinal, hoje disponível via satélite, pela internet e em Brasília, em sinal aberto de FM na frequência de 96,9. Em breve, o sinal da emissora em FM estará disponível em Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Macapá (AP), São Luís (MA), Salvador (BA), Jaboatão dos Guararapes ? região metropolitana de Recife (PE), e Montenegro ? região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Este locutor não está apresentando em nenhum horário